O QUE É PRODUTIVIDADE

Produtividade é a característica ou condição de algo que é produtivo. Muito falada em todos os meios de educação e empresariais, às vezes, parece mais uma figura vilã do que amiga.

Em linha gerais, pode-se dizer que a produtividade é a habilidade de fazer mais com o uso menor de recursos e tempo.

Antes de seguirmos adiante, se faz necessária a diferenciação prévia entre os termos PRODUTIVO e PRODUTIVIDADE.

Você já passou pela situação de ficar o dia todo ocupado, correndo de um lado para o outro e fazendo várias coisas diferentes sem, no entanto, cumprir uma determinada meta de PRODUÇÃO FINAL?

Estar ocupado o tempo todo nunca foi ou será sinônimo de ser produtivo. A produção significa o fazer seja lá o que for. O resultado PRODUTIVIDADE é o FAZER CERTO com UM FIM ESPECÍFICO.

COMO FUNCIONA

Faz sentido para você dizer que a produtividade é o resultado de um processo de produção com um objetivo/foco definidos e alinhados para o propósito pretendido?

Sendo assim, como todo processo, é imprescindível a definição das etapas a serem cumpridas para chegar onde se quer. Ou seja, usar o mapa certo para o destino escolhido.

Você conseguiria andar dentro de sua cidade usando o mapa da cidade vizinha?

Ou, mesmo usando o mapa da sua cidade, você conseguiria chegar a um destino indo em direção contrária à indicada neste mapa?

Existem métodos e ferramentas específicas para chegar ao fim pretendido. Importante ressaltar que além das ferramentas, a sua capacitação deve acompanhar seus propósitos. Naquela velha e conhecida – nem sempre praticada – história do C.H.A, que vamos falar no próximo item.

HORA DE praticar o C.H.A. e SER UMA PESSOA PRODUTIVA

Produtividade tem relação direta com resultado e, portanto, requer comprometimento com o fazer o necessário para chegar-se ao fim proposto.

Paul J. Meyer, autor de inúmeros livros motivacionais diz que “Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um compromisso com a excelência, planejamento inteligente e esforço concentrado. ”

Para ser produtivo, seja na vida ou no trabalho, a prática do CHA é fundamental. Primeiro, o C de CONHECIMENTO, que é o saber. Frente ao que deve ser feito, procure saber se sabe fazer ou não. Se souber, vai lá e faz. Se não, e precisa fazer, vai aprender.

H de Habilidade, fala das habilidades específicas que você tem ou não para realizar o necessário para alcançar a produtividade.  Segue regra acima. Usar o que sabe e desenvolver o que não sabe ainda.

A de ATITUDE: Juntou tudo? Vai lá e faz, com método, comprometimento e excelência.

Vantagens de ser uma pessoa produtiva

Bem, vamos pensar juntos em algumas situações?

Imagine você conseguindo chegar em casa mais cedo, sem leva trabalho para casa, e poder curtir sua família despreocupadamente!!

E ainda, que tal seria passar o final de semana inteiro somente cuidando de assuntos pessoais de forma leve e despreocupada?

Ou então, poder chegar em casa antes de seus filhos estarem dormindo e poder estar com eles todos os finais de tarde?

Acordar pela manhã e saber exatamente o que deverá fazer em cada dia para chegar ao seu objetivo desenhado?

Quais outras vantagens você está aí desenhando na sua cabeça?

Nem preciso falar aqui das desvantagens. Certo?

DICA DE OURO DA PRODUTIVIDADE

Diga NÃO ao que afasta você dos seus propósitos!

Simples assim. A escritora Arianna Huffington, afirma: “A palavra ‘não’ é uma frase completa. ” E eu termino esse post sugerindo que você tome posse do uso dessa frase e passe a dizer mais sim a si mesmo e ao seu sonho de realizar seja lá o que for. Para auxiliar você nesse intento, preparei um material FANTÁSTICO como presente a você.

Clique aqui e pegue uma AGENDA PRÁTICA surpreendente, feita para você que quer ter mais produtividade na sua vida!

Siga-nos nas Redes Sociais:
RSS
E-mail
Facebook
Google+
https://katiamonteiro.com.br/produtividade">
Twitter